10 presentes feitos à mão a que ninguém fica indiferente

por Artemix.

Nem todos os presentes têm forçosamente de ser comprados. Alguns presentes feitos à mão são muito apreciados e constituem uma forma inteligente e carinhosa de demonstrar carinho a quem os recebe. A seguir vamos conhecer 10 presentes feitos à mão aos quais ninguém consegue ficar indiferente.

1. Moldura com botões

Uma moldura feita à mão e na qual se possam colocar fotografias dos entes queridos é uma ideia carinhosa para se oferecer a alguém de quem se goste muito.

Existem mil e uma possibilidades de se fazerem molduras à mão, no entanto se o presente for para uma senhora, quem sabe para a mãe ou avó, porque não experimentar madeira e botões?

Em redor de uma moldura feita em madeira e pintada numa cor alegre, cole diversos botões de cozer na roupa. Esforce-se para que os botões sejam em cores diferentes e em tamanhos variados. Vai ver como conseguirá um presente original a que ninguém será capaz de resistir!

2. Telha pintada com técnica do guardanapo

Uma simples telha de barro comum pode servir de inspiração a uma peça de artesanato original. Limpe bem a telha de pó e gorduras e em seguida pinte-a por inteiro numa cor que combine bem com o guardanapo que irá utilizar. Deixe secar bem a tinta. Depois pegue num guardanapo ilustrado com a consistência necessária para aderir à cola sem se romper e recorte os motivos que quer colar na telha. Separe todas as camadas de papel (o guardanapo de papel tem sempre mais de uma folha e você só irá aproveitar uma delas). Pincele a telha na zona que irá receber o recorte utilizando cola branca. Pressione com muito cuidado o recorte de guardanapo sobre a cola que espalhou na telha.

Após isto pincele por cima do recorte com cola branca sem receio de danificar o papel, pois este irá absorver a cola tornando-se assim resistente. Vai precisar de 3 camadas de cola e deverá esperar até que cada uma delas seque, antes de pincelar de novo. E pronto! É um presente muito bonito, decorativo e capaz de agradar até ao mais exigente.

3. Caixinhas amorosas

E que tal se até a caixinha que levar o presente já for por si só uma lindíssima oferta?
Comece por encantar a pessoa a quem faz a oferta presenteando-a com uma amorosa caixinha em cartão ou madeira, pintada em cor branca e toda debruada com vivos em renda.

Por cima, e em jeito de tampa a caixinha pode levar uma bonita almofada em tecido estampado numa cor e padrão que condiga bem com a tonalidade da renda em redor.

Se você souber fazer renda então aproveite para dar azo à sua criatividade confecionando bonitas barras arrendadas em abertos e fechados, ou em pequenos arcos cruzados. Caso não queira, opte por colar com cuidado uma barrinha de renda industrial ou de vivo colorido.

O interior da caixinha pode ser pintado em branco ou noutra cor, e pode também ser forrado no mesmo tecido com que fez a tampa.

4. Cabazes temáticos

Quem foi que disse que só no Natal se podem oferecer bonitos cabazes?
Em qualquer altura do ano e dependendo dos artigos que os compuserem, os cabazes constituem uma oferta muito apetecível e sempre apreciada. Comece por encontrar um cesto em verga com asa e no tamanho que entender adequado à quantidade de artigos que pretende incluir no seu cabaz.

Pode dar uso ao seu talento para fazer bolinhos, biscoitos, bolachas, licores e doces caseiros e pode acrescentar alguns salgados para equilibrar o paladar das iguarias. Se souber fazer pastéis de bacalhau, croquetes de carne, rissóis de camarão não hesite em acrescentá-los ao cabaz. Quanto mais diversificado melhor. Se preferir opte por um cabaz temático em que exista um tema predominante que sirva de unificador entre todos os artigos.

Pode oferecer o cabaz assim mesmo sem embrulho, ou se achar mais bonito pode envolvê-lo em papel celofane amarelo, e colocar um vistoso laçarote em cima. Prepare-se para o ar de felicidade de quem for receber este belo presente.

5. Bonecos em lã e tecido

Mesmo que seja um presente destinado a um homem vai ser muito difícil que alguém não se apaixone por bonitos e engraçados bonecos feitos em lã e tecido.

A confeção é muito acessível bastando para tal que você saiba costurar. Idealize os bonecos que pretende criar e desenhe os moldes em papel vegetal. Recorte os moldes e coloque-os por cima do tecido que for utilizar para dar corpo ao boneco. Marque os contornos sem esquecer que deverá deixar uma margem para as costuras e recorte o tecido seguindo os contornos que desenhou.

Vai precisar de tecido dobrado, para fazer as partes de trás e da frente dos bonecos. Costure a toda a volta o corpo do boneco e deixe uma abertura que irá encher de algodão, espuma, areia ou desperdícios de tecidos. Costure a abertura.

Costure ou cole lã a fazer de cabelo e dois botões para os olhos. Borde a boca e o nariz e passe à criação das roupas do boneco.

Prefira roupas largas, vistosas e simples de confecionar, ou aproveite roupas que tenha de outros bonecos. Vista e embeleze o boneco como melhor entender não esquecendo que ele deverá ficar chamativo e engraçado.

6. Almofadões

As grandes almofadas decorativas estão sempre na moda e para além de serem lindas são também úteis.
Experimente oferecer uma ou duas almofadas grandes feitas inteiramente por si e alcançará um sucesso fabuloso. Escolha cores que combinem bem e materiais que sejam duráveis tais como tecidos que não debotem, encolham ou enruguem.

Pode optar por remendos, rendas, tricot, pode ainda colar lantejoulas, pequenos espelhos, folhos, guizos, franjas, pompons, enfim… o que quiser e o que achar mais atraente do ponto de vista estético.

7. Caixinha para o namorado

Deixe o seu namorado, esposo ou companheiro ainda mais apaixonado por si ao oferecer-lhe uma romântica caixinha onde lhe dará a conhecer todas as razões pelas quais você o ama.

Uma razão por dia parece-lhe bem? Pois então consiga uma caixinha em cartão ou madeira pintada ou forrada em papel vermelho (cor da paixão). Forre a tampa da caixa em tecido branco e escreva “365 motivos para amar você”. Cerque as palavras por vários corações vermelhos e dentro da caixa coloque 365 rolinhos de papel atados com uma fitinha vermelha.

Em cada rolinho deverá ir escrita uma das razões para você amar o seu homem. Certamente você não irá encontrar dificuldades em enumerar as razões, e ele ficará simplesmente deliciado.

8. Pequenos vasos com flores decorados

Flores são sempre uma excelente oferta e ainda mais se forem acompanhadas de bonitos vasos.
Escolha pequenos vasos em barro e pinte-os nas cores que preferir. Depois de os pintar, vista-os de forma diferente. Pode utilizar desperdícios de lã para fazer cercaduras e folhos, ou pode optar por tecidos colados e franzidos em torno dos vasinhos.

Cada vaso deverá ter uma flor verdadeira no seu interior e poderá ser enfeitado com botões, brilhantes, missangas, etc.

9. Porta canetas feito em couro ou tecido semelhante

Lembra-se dos antigos porta-chaves que se abriam como um tecido desdobrável e onde se guardavam as chaves penduradas? Uma ideia parecida mas neste caso para guardar canetas vai ser muito apreciada por todos.
Encontre um pedaço de couro, pele sintética, napa ou afim e recorte-o num tamanho adequado a servir de invólucro para algumas canetas. O tecido pode ser um aproveitamento de alguma coisa lá de casa, até de estofos de cadeiras ou casacos que ninguém usa.

Recorte depois uma pequena tira que servirá para nela serem enfiadas as canetas e cole-a, ou costure-a sobre o tecido que já recortou anteriormente. Contemple um espaço para pendurar também uma ou mais chaves.
Na parte exterior deste estojo pregue um botão em madeira e na ponta oposta costure uma ilhós que servirá para abotoar o estojo prendendo-se no botão. Depois enrole como se fosse um rolo e já está! Surpreendente, sóbrio, útil e irresistível.

10. Fio moderno e imaginativo

Está muito na moda elaborar bijutaria recorrendo a fios de atacador e diversas medalhas ou adornos para pendurar. Com imaginação e criatividade e por um preço muitíssimo acessível você poderá criar todos os ornamentos que bem entender.

Estes artigos transformam-se em excelentes presentes para homens, mulheres ou crianças e podem ser completamente personalizados. Além disso têm a vantagem de nunca estarem acabados, sendo sempre possível acrescentar ou remover algumas das peças penduradas.

A lista dos presentes feitos à mão e absolutamente irresistíveis é interminável. Os únicos limites são a imaginação. Utilizando materiais bem acessíveis e recorrendo a técnicas comuns e fáceis podem obter-se ofertas maravilhosas. Oferecer presentes feitos à mão é uma alternativa cada vez mais viável e com um número crescente de simpatizantes e de criadores.

 

Imagens: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10