Como organizar um atelier de artesanato

por Artemix.

Todo ambiente de trabalho deve ser bem organizado, limpo e confortável, para que as atividades possam ser realizadas de forma eficiente. Quem tem um atelier de artesanato sabe como é difícil organizar os vários materiais que são utilizados, como tintas, pincéis, tesouras, canetas, colas, tecidos e entre outros objetos, que devem estar sempre visíveis e fáceis de alcançar no ambiente de trabalho.

Todo ambiente de trabalho deve ser bem organizado, limpo e confortável, para que as atividades possam ser realizadas de forma eficiente. Quem tem um atelier de artesanato sabe como é difícil organizar os vários materiais que são utilizados, como tintas, pincéis, tesouras, canetas, colas, tecidos e entre outros objetos, que devem estar sempre visíveis e fáceis de alcançar no ambiente de trabalho.

A organização é um ponto importante para que o trabalho renda mais e para que não se perca tempo procurando os materiais, portanto, um atelier precisa ser um ambiente agradável e fácil de manter sempre arrumado. Por isso, vale a pena tentar algumas dicas para tornar o seu atelier mais organizado.

  1. Separe os materiais por família. A primeira dica é não guardar os materiais e objetos misturados. Cada coisa deve ter o seu lugar específico, por exemplo, um espaço para os pincéis, que estão separados das tintas, e assim por diante. Deixe as linhas e fitas sempre em carrinhos, que podem ser colocados lado a lado em frente à sua bancada de trabalho, bem à vista, tornando o manuseio mais fácil. Para melhorar a arrumação, as linhas podem ser organizadas por cor.

  2. Aposte em móveis organizadores. Os móveis que compõem o atelier devem ter, preferencialmente, compartimentos para guardar os utensílios ou caixas organizadoras. Para facilitar ainda mais, cole etiquetas com o nome dos materiais que se encontram no interior dos compartimentos. As etiquetas podem ser utilizadas para todos os utensílios, são uma ótima dica de organização, pois possibilitam que qualquer pessoa, não só ao dono do atelier encontre qualquer material que desejar.

  3. Mantenha as ferramentas sempre à vista. É indispensável manter as ferramentas de trabalho sempre à vista, principalmente aqueles objetos que são utilizados com maior frequência. A maneira mais fácil de organizar os utensílios como tesouras e alicates é pendurando-os na parede ou em painéis, através de pregos ou ganchos, numa organização horizontal, que será citada novamente a seguir. Deixar esses painéis bem à frente da bancada de trabalho também facilita.

  4. Organização horizontal. Guardar os objetos horizontalmente é uma boa maneira de manter os objetos visíveis e fáceis de manusear, além de otimizar o espaço de trabalho. Por isso, pendurar objetos na parede é uma forma muito eficaz de organização, além do que já foi citado, esse tipo de organização também delimita melhor o lugar de cada objeto. No entanto, para otimizar ainda mais o espaço, os objetos podem ser pendurados não só na parede, mas também atrás da porta do atelier, por exemplo, que quando aberta esconde os objetos que estão atrás.

  5. Utilize potes organizadores. Os potes de vidro são uma ótima opção para guardar objetos pequenos, como botões. A vantagem desses potes é que é possível visualizar o que há em seu interior, o que facilita a identificação. Uma maneira criativa de inserir os potes no atelier é colando a tampa dos mesmos em baixo de uma prateleira, de modo que os potes fiquem “suspensos”, fixos sempre no mesmo lugar. Para utilizar o que há dentro, basta rosquear os potes.

  6. Preze pela limpeza. Limpeza e organização sempre andam juntas, e como todo atelier acumula muita bagunça, como resíduos de materiais, é preciso ter sempre por perto um caixote de tamanho médio, pelo menos, lembrando que os restos de tecidos, plásticos e papéis podem ser reciclados. A limpeza dos utensílios também é muito importante, pois deixar os objetos sujos, como os pincéis, além de danificá-los, atrasa o trabalho na hora em que os mesmos precisarem ser utilizados.

Para finalizar as dicas, é importante que o seu posto de trabalho tenha a sua cara, por isso, dê toques criativos e originais no seu cantinho, inclusive nos itens organizadores, que podem também ser decorados de acordo com o gosto do seu dono. Esse é, sem dúvidas, o toque especial para tornar um atelier cheio de personalidade, e com todas essas dicas, muito bem organizado também.

Créditos de Imagem: Maple & Magnolia e Samantha King