Tutorial - Velas feitas de Óleo de Cozinha

por Artemix.

Se não sabe o que fazer ao seu óleo de cozinha usado, esta é uma opção muito divertida...Recicle o seu óleo usado e transforme-o em velas decorativas!

Com um pó especial feito à base de ingredientes naturais é fácil criar, em apenas 5 minutos, uma vela vegetal e neutra na emissão de carbono que dura mais tempo que uma vela normal e, como é feita de materiais reciclados, é também a opção mais ecológica para se livrar do seu óleo usado.

O Artemix decidiu experimentar o preparado d'A Melhor Vela do Mundo e criou este tutorial para lhe explicar passo a passo como criar as suas velas.

É um projecto perfeito para fazer em família ou para oferecer como presente em ocasiões especiais.

Experimente e conte-nos como correu!

MATERIAIS

  • Óleo de cozinha usado (também poderá usar óleo não utilizado)
  • Pó para Criar Velas "A Melhor Vela do Mundo" no seu aroma preferido
  • Colher medidora (incluída na embalagem)
  • Colher de plástico
  • Recipiente medidor
  • Recipiente para a vela
  • Pavio (incluído na embalagem)
  • Suporte para o pavio de cartão (incluído na embalagem)
  • Pastilhas coloridas "Caixa de Cor" (facultativo)

1.º PASSO

Filtre 100 ml de óleo usado (use um filtro de café ou um pequeno coador). Se possível, deixe o óleo usado repousar durante 24h antes de utilizar. Desta forma, as partículas de comida que possam ainda existir e a água ficarão depositadas no fundo.

Deite o óleo filtrado num recipiente apropriado para microondas.

2.º PASSO

Junte uma colher de pó do preparado para criar velas. Utilize a colher medidora incluída.

3.º PASSO

Deixe cozinhar por 1 – 2 minutos no microondas na potência máxima. Tenha atenção quando retirar porque a cera estará muito quente!

4.º PASSO

Adicione duas colheres de Pó para a Melhor Vela do Mundo (utilize a colher medidora incluída) e misture bem até que a cera fique com um aspecto homogéneo.

5.º PASSO

Se preferir poderá juntar algumas pastilhas da sua cor preferida ao preparado da vela e misturar bem até se dissolver totalmente.

Coloque uma pastilha para obter uma cor mais suave ou até 3 pastilhas para uma cor mais forte.

Misture pastilhas de diferentes cores para conseguir novas tonalidades.

6.º PASSO

Deite a cera líquida no recipiente que desejar decorar.

Poderá usar copos de velas já usados, latas de conserva sem rótulos ou chávenas de porcelana vintage para dar um toque de originalidade à sua vela.

7.º PASSO

Deixe arrefecer o líquido ligeiramente durante dois minutos e coloque o pavio no centro da vela, utilizando o suporte de pavios de cartão incluído na embalagem.

8.º PASSO

Aguarde que a cera arrefeça até ficar sólida. Evite movimentar o recipiente para que a superfície da vela fique perfeita.

Após algumas horas poderá acender a sua vela feita de óleo de cozinha reciclado e deliciar-se com os seus aromas.

NOTA:Poderá comprar o seu kit e outros materiais para criar velas de óleo de cozinha reciclado em sua casa na loja A Melhor Vela do Mundo no Artemix: http://artemix.pt/loja/melhor-vela-mundo

Existem promoções especiais para clientes do Artemix com descontos de 8€ para kits de iniciação + caixas de cor! (Desconto já aplicado no valor apresentado nos produtos).

Não perca esta oportunidade e crie também as suas velas perfumadas!