Como fazer uma embalagem para poder vender mais

por Artemix.

Nunca se vende um produto, mas sim uma experiência!

Deve sempre partir deste conceito quando pensar vender algo. E a experiência começa no primeiro contacto que o comprador tem consigo. Depois, a experiência continua com o primeiro contacto que o comprador tem com o seu produto através da embalagem. Que experiência quer proporcionar ao seu cliente? Seguramente uma que ele não esqueça, do início até ao fim. Para conseguir marcar pela positiva a sua embalagem, tem de fazer parte de todo o processo.

Nunca se vende um produto, mas sim uma experiência!

Deve sempre partir deste conceito quando pensar vender algo. E a experiência começa no primeiro contacto que o comprador tem consigo. Depois, a experiência continua com o primeiro contacto que o comprador tem com o seu produto através da embalagem. Que experiência quer proporcionar ao seu cliente? Seguramente uma que ele não esqueça, do início até ao fim. Para conseguir marcar pela positiva a sua embalagem, tem de fazer parte de todo o processo.

É muito importante que o seu comprador nunca tenha a impressão que você é preguiçoso ou descuidado – um artesão é um profissional!

Qual é o seu estilo?

A embalagem faz parte do seu marketing e deve refletir toda uma coerência: cor, materiais, padrões, tipo de letra… Por isso, quando idealizar a sua embalagem, não se esqueça de ter em conta tudo, e quando mudar o seu tipo de letra ou imagem, deverá rever tudo o resto.

Detalhes, detalhes, detalhes

A alegria de receber uma embalagem, de a poder abrir, de descobrir detalhes que não contava; tudo isso contribuirá para o retorno do seu cliente e para a sua fidelização. Que toques e detalhes vai oferecer ao seu cliente para o surpreender?

Um carimbo único

Uma forma de dar vida às embalagens, sem ser com caligrafia própria, é ter um carimbo personalizado e exclusivo, com uma imagem, frase, logotipo, assinatura, com a morada, com o símbolo de reciclagem (se aplicável) … Isto indica que os detalhes são importantes e dá uma imagem também muito distinta.

Autocolantes e materiais

Criar autocolantes é fácil, pode fazê-los em casa com papel autocolante, numa simples impressora. Depois de decidir qual a sua imagem e logotipo, e até assinatura, crie autocolantes personalizados para selar as suas embalagens, e até para lhes dar vida. Dessa forma, criará algo exclusivo e anda mais personalizado. Os materiais do embrulho podem ser reciclados, como o uso de papel reciclado, caso deseje dar esse toque, ou num papel mais único, mas que reflita sempre a sua imagem.

Embrulho

O embrulho, ou o pacote do produto, faz parte da primeira experiência que o comprador tem com o produto. É a primeira coisas que os seus olhos veem e que as suas mãos tocam – e que experiência acha que o seu cliente deve ter? Um UAU!

A embalagem

Certifique-se que a embalagem exterior acomoda bem aquela que leva o produto. Para além disso, deve ter a atenção de embrulhar os produtos frágeis de forma cuidadosa, como utilizar plástico de bolhas, ou papel amarrotado, para prevenir estragos.
Mesmo a esta parte da embalagem é possível dar um toque personalizado como inserir papel amarrotado bonito ou selá-la com um autocolante ou fita-cola especial.

Mimo extra

Colocar algo mais do que o esperado juntamente com o seu produto, será fascinante para o seu cliente. Ele não está à espera de receber mais nada e, quando isso acontece, especialmente na primeira vez, será um fator que não vai esquecer quando pensar na próxima compra. Ofereça algo complementar ou relacionado, mas nunca outro produto igual, pois, isso apenas fará com que desvalorize o seu produto principal. No entanto, não se esqueça de considerar esta oferta quando determinar o seu valor de venda, para não ter prejuízo.

Uma nota personalizada

Envie sempre um pequeno cartão escrito à mão, apenas a agradecer a compra, podendo adicionalmente pedir para deixar feedback na sua loja. Não exagere, basta entre 1 a 3 frases dirigidas à pessoa que fez a compra. Pode também inserir algum tipo de instrução de como cuidar da peça. Pode enviar adicionalmente um cartão com os seus contactos.

Insira um cupão

Ao inserir um cupão ou gift card, será mais fácil para a pessoa voltar a comprar-lhe, pois no fundo, está a dar-lhe um cartão de desconto para a próxima compra.

Atenção a coisas que pode não considerar

Nunca fume perto do seus produtos ou dos materiais com que os empacota, pois, o cheiro do cigarro irá entranhar-se. Pode pensar que não, mas quem não fuma deteta o cheiro do cigarro com mais facilidade.