Como gerir o trabalho e as encomendas na época de Natal

por Artemix.

A época de Natal é, para quem lida com artesanato, uma das mais lucrativas e a que apresenta um aumento significativo de trabalho. Sendo uma atividade de volume de trabalho incerto, é normal que um artesão aceite todos os pedidos que surjam durante este período. No entanto, é necessário saber gerir todas as encomendas para não perder a sua credibilidade junto dos seus clientes. Saiba como o poderá fazer!

A época de Natal é, para quem lida com artesanato, uma das mais lucrativas e a que apresenta um aumento significativo de trabalho. Sendo uma atividade de volume de trabalho incerto, é normal que um artesão aceite todos os pedidos que surjam durante este período. No entanto, é necessário saber gerir todas as encomendas para não perder a sua credibilidade junto dos seus clientes. Saiba como o poderá fazer!

Aprenda a organizar-se

Quem trabalha em artesanato deve ter uma base de apoio muito bem definida e organizada, uma vez que este trabalho implica a utilização de várias ferramentas e estas devem estar o mais próximas possível do artesão. Dessa forma, arranje uma agenda para anotar as encomendas realizadas e estabeleça o prazo que demora a realizar cada uma das tarefas, assim como o grau de prioridade, o prazo de entrega e os contactos de cada cliente. Além da agenda, pode usar o email para organizar os contactos dos clientes, as futuras encomendas e os artigos enviados.

Seja realista

Se sabe que demora três dias a acabar um determinado trabalho, não prometa ao cliente que o vai fazer em menos tempo. É importante que seja sincero consigo próprio e que tenha conhecimento das suas capacidades reais de trabalho.

Esteja à espera de fazer horas extra

Tenha presente o ponto anterior e saiba que um maior volume de trabalho exige uma maior dedicação em termos de quantidade de horas. É importante que esteja disposto a realizar horas extra para que o seu dia se desenvolva de uma forma tranquila e sem ansiedades excessivas que dificultam o respetivo trabalho.

Cumpra aquilo que promete

Este ponto é fundamental para quem quer ter sucesso nos negócios, especialmente no mundo do artesanato. É fundamental avisar com a devida antecedência no seu blog, site, Facebook ou outro meio de divulgação que já se encontra a aceitar encomendas para a época de Natal e quais os respetivos prazos de entrega que se dispõe a cumprir. Se informar um comprador que uma determinada encomenda demora sete dias a ser processada, é obrigatório que cumpra esse prazo à risca para ter clientes satisfeitos.

Estabeleça prioridades

Se tem duas encomendas para entregar: uma para ser entregue em 15 dias e outra para ser entrega dentro de três dias, deve dedicar-se àquela em que o prazo de entrega é mais curto. Nesse sentido, é fundamental estabelecer prioridades para não atrasar o trabalho prioritário e, consequentemente, para não falhar o prazo de entrega das encomendas.

Tenha o espaço de trabalho limpo e organizado

No final do expediente, dedique 10 minutos à organização e à limpeza da sua bancada de trabalho para que esta fique pronta para o dia seguinte. Uma bancada de trabalho limpa e organizada é mais eficiente e faz com que o seu trabalho seja mais rápido e eficaz. Não permita que a confusão se instale.

Faça uma coisa de cada vez

Não é por ter um total de 10 encomendas que as deve fazer todas ao mesmo tempo. Faça uma peça de cada vez com a máxima atenção e dedicação, pois só assim é que conseguirá manter os critérios de qualidade intactos e a consequente satisfação dos clientes.

Não troque a qualidade pela quantidade

É preferível fazer pouco e bem do que muito e fraco. Esta é uma das máximas mais importantes para quem tem um negócio de artesanato e para quem deseja ter clientes satisfeitos e fidelizados. Muitas vezes, a pressa e a ambição em querer fazer muitas encomendas faz com que se descure a qualidade final dos produtos e esse é um dos maiores erros cometidos pela maior parte dos artesãos iniciantes.

Peça ajuda

Se tem um amigo ou familiar com algum tempo livre disponível, não se iniba de lhe pedir ajuda. Ele pode fazer coisas simples como enrolar os fios de lã, embrulhar as prendas ou até mesmo gerir o envio das encomendas. Neste período, todas as ajudas são bem-vindas, o que lhe dará mais tempo para se dedicar exclusivamente ao seu trabalho.