A importância de ter clientes satisfeitos no negócio do artesanato

por Artemix.

Dedicar-se ao artesanato pode ser simplesmente uma forma de ocupar os seus tempos livres, mas pode ser também um trabalho que lhe dará um ordenado ao final de cada mês. As dificuldades de trabalhar nesta área são na maioria das vezes combatidas pelo gosto com que se trabalha, no entanto, é preciso ocupar algum do seu tempo a definir estratégias e formas para que os seus produtos sejam vendidos e acima de tudo para que os seus clientes fiquem satisfeitos e continuem a optar por si na hora de comprarem artigos de artesanato.

Dedicar-se ao artesanato pode ser simplesmente uma forma de ocupar os seus tempos livres, mas pode ser também um trabalho que lhe dará um ordenado ao final de cada mês. As dificuldades de trabalhar nesta área são na maioria das vezes combatidas pelo gosto com que se trabalha, no entanto, é preciso ocupar algum do seu tempo a definir estratégias e formas para que os seus produtos sejam vendidos e acima de tudo para que os seus clientes fiquem satisfeitos e continuem a optar por si na hora de comprarem artigos de artesanato.

  • Clientes satisfeitos. Atualmente os clientes são cada vez mais informados e sabem o que querem, o que acarreta para si uma maior responsabilidade para que estes fiquem satisfeitos quando compram algum dos seus artigos. No ramo do artesanato, como em qualquer outro é importante não esquecer a velha máxima de que um cliente satisfeito transmite essa mensagem a 10 pessoas, mas um cliente insatisfeito vai transmiti-la a 100. É por isso extremamente importante que os seus clientes fiquem satisfeitos com os produtos que adquirem pois a satisfação deles pode fazer a diferença entre o seu negócio ter ou não futuro.
  • Conhecendo  a importância de um cliente satisfeito no futuro do seu negócio e na capacidade deste para partilhar a sua satisfação por outras pessoas e consequentemente futuros clientes, é importante tomar determinadas medidas para que a satisfação dos seus clientes sejam sempre asseguradas:
  • Cumpra aquilo que promete. O artesanato é tido atualmente como algo de grande valor, pois é feito à mão e muitas das vezes trata-se de peças únicas. A verdade é que pode ter períodos de trabalho intenso onde as encomendas se acumulam, como ter períodos mais fracos onde consegue ter mais tempo para se dedicar a cada encomenda. No entanto, é importante cumprir sempre aquilo que promete aos seus clientes em relação ao prazo de entrega dos seus produtos. Seja sincero consigo próprio e não prometa ao cliente prazos que sabe à partida que são muito difíceis de cumprir. Dê sempre uma boa margem para contar com atrasos e vá dando feedback ao seu cliente;
  • Nunca descure a qualidade. É verdade que de um produto feito à mão não esperamos o mesmo acabamento que um produto feito em série numa fábrica e parte do valor das peças de artesanato estão também neste factor. Mas a qualidade dos seus produtos terá que ser sempre assegurada para que um cliente não espere uma peça de qualidade e receba uma em mau estado ou de fracos acabamentos;
  • Dê ênfase aos pormenores. Um cliente poderá estar apenas a adquirir uma pulseira, mas se tiver a preocupação em que o embrulho seja algo único o cliente ficará mais satisfeito pois sentirá que a peça foi preparada para ele com cuidado. É muito fácil fazer embrulhos diferentes e personalizados e esse factor poderá fazer toda a diferença entre um cliente voltar ou não a comprar produtos a si;
  • Invista em peças únicas. Optar por realizar apenas peças únicas poderá ter as suas desvantagens mas por outro lado garante que chega a um ponto importante para os clientes -  terem uma peça única que mais ninguém terá. Dê asas à sua imaginação e poderá contar com clientes satisfeitos e sempre à procura de peças novas;
  • Mantenha contacto com os seus clientes. Crie um site com os seus produtos ou uma página numa rede social e comunique com os seus clientes. Faça passatempos, responda às suas dúvidas e pergunte que tipo de produtos os seus clientes preferem. Criar um laço com os seus clientes e futuros compradores fará com que eles sintam que existe uma preocupação que vai para além da venda o que garante a satisfação destes;
  • Não copie ideias. É importante que visite outras páginas para se inspirar mas não copie descaradamente ideias feitas por outras artesãs que poderão desencadear uma série de queixas que destruirão o seu negócio. Não se esqueça que um dos segredos é o seu trabalho ter sempre um cunho pessoal.