Principais tendências de artesanato urbano

por Artemix.

A palavra artesanato é formada pela conjugação das palavras “artesão” e “ato”, sendo o trabalho manual produzido por um artesão. Inicialmente o Artesanato era uma produção realizada manualmente e em meio familiar, sendo que o artesão realizava sozinho todas as etapas de produção do produto final. O artesão preparava então a matéria-prima e depois transformava-a no produto final. Assim não ocorria divisão do trabalho nem especialização para a confeção do produto. Ocasionalmente poderia existir um aprendiz que auxiliava o artesão no seu trabalho.

A palavra artesanato é formada pela conjugação das palavras “artesão” e “ato”, sendo o trabalho manual produzido por um artesão. Inicialmente o Artesanato era uma produção realizada manualmente e em meio familiar, sendo que o artesão realizava sozinho todas as etapas de produção do produto final. O artesão preparava então a matéria-prima e depois transformava-a no produto final. Assim não ocorria divisão do trabalho nem especialização para a confeção do produto. Ocasionalmente poderia existir um aprendiz que auxiliava o artesão no seu trabalho. Com a mecanização da indústria o artesão começou a ser identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.

Nos dias atuais tem-se verificado um aumento do artesanato urbano. Este tipo de artesanato permite por um lado a aquisição de peças totalmente personalizadas e por outro um rendimento extra para as pessoas que realizam este tipo de trabalho. Seja por necessidade ou apenas por prazer são várias as pessoas que atualmente se dedicam ao artesanato. Hoje em dia são várias as feiras de artesanato que se realizam e onde podem ser compradas peças únicas e a preços bastante acessíveis. São várias as opções e de seguida apresentam-se as principais tendências mais recentes:

- Bonecos de pano

Desde animais e bonecos até brinquedos tudo é possível realizar recorrendo ao pano. Podem ser usados vários tipos de tecidos e reaproveitadas peças que já não têm qualquer utilização. É possível fazer peluches, bonequinhos para pendurar na cama ou na porta do quarto das crianças ou ainda almofadas e bonecos em forma de mochila. Podem ainda ser feitos brinquedos simples com peças que encaixam ou grandes tabuleiros de jogo com peças personalizadas. Uma ideia engraçada é também a construção de bolsinhas para colocar atrás da porta do quarto e onde podem ser colocados bonecos, brinquedos ou calçado.

- Barro

Os utensílios de cozinha que existem há mais tempo são as panelas de barro. Inicialmente estas eram apenas secas ao calor mas depois começaram a ser cozidas em fogueiras e fornos, sendo esta a prática seguida por muitos dos artesãos atuais. Existem panelas de barro de vários tamanhos e estas são utilizadas para a confeção de variados pratos típicos, como a famosa feijoada.

- Alimentação

Uma pesquisa rápida pela internet permite descobrir vários blogs e grupos em redes sociais em que são propostas várias opções artesanais alimentares. Existe a possibilidade de encomendar todos os doces ou salgados para uma festa de aniversário ou mesmo para um jantar mais intimista. Pode ainda solicitar todo o tipo de bolos de aniversário totalmente personalizados.

- Roupa

A matéria-prima preferida é a lã. Seja para realizar gorros, mantas ou luvas este material quente e com as mais diversas cores permite obter objetos impressionantes. Escolha a cor, o feitio e o tamanho e poderá ter um produto totalmente confecionado a pensar em si. As mantas para bebé são também uma grande tendência atual.

- Acessórios

Uma simples caixinha de madeira ou um porta-chaves comprados em lojinhas de rua podem transformar-se. Basta uma lima para retirar as rugosidades da madeira e algumas tintas. Depois é só dar asas à imaginação. Pode seguir um desenho que goste ou, se já se sentir à vontade, desenhar diretamente no material. São também várias as opções que se encontram atualmente à venda e é também possível realizar encomendas da cor, forma e tamanho que realmente deseja.

Outra das principais tendências atuais são as malas e carteiras. Estas são normalmente feitas com tecidos que já não têm qualquer tipo de utilidade. Os porta-chaves com volume são também uma das grandes tendências. Tudo é possível, desde pequenos bonequinhos de peluche a animais construídos com missangas. Para os bebés existem os bibes, as fraldas e os mobiles, que podem ser decorados com os seus bonecos preferidos e ter diferentes texturas para motivar a curiosidade da criança.

Aqui a palavra-chave é a personalização. Tratando-se de artesanato, ou seja, trabalho manual, as peças são todas diferentes e personalizadas para cada cliente.